Melhores técnicas para disfarçar a pele com tendência acneica

Se queres disfarçar sintomas de acne, como imperfeições, vermelhidão e cicatrizes, aqui tens o que procuras! Explora as nossas dicas de especialistas para conseguir uma tez uniforme.

Preparar a pele com tendência acneica

A investigação sugere que 85% das pessoas sofrem de acne entre os 12 e os 24 anos. E até um quarto destas pessoas fica com algum tipo de cicatriz.[1] Embora os estudos realizados até à data não tenham encontrado evidências que sugiram que a maquilhagem causa acne[2], é importante prestar atenção à formula da tua base para evitar provocar vermelhidão e irritar a pele.

Primeiro, o mais importante: garantir que a pele está bem limpa antes de aplicar a base. Começa por lavar o rosto com um produto de limpeza específico para a acne, de preferência enriquecido com ingredientes secantes (‘adstringentes’), como o ácido salicílico.
Um primer matificante ajuda a reduzir o aspeto dos poros e a preparar a pele para a base. Com as mãos bem limpas, aplica na pele com pequenos toques, prestando especial atenção à zona T.

Pincéis, esponjas ou os dedos: técnicas para aplicar a base

Se tens pele com tendência para imperfeições e queres usar base, primeiro tenta definir a tua principal preocupação. Optar por uma fórmula em pó com uma textura cremosa rica ajuda a disfarçar quaisquer borbulhas e irregularidades durante todo o dia. Se te interessa mais ter um acabamento uniforme – por exemplo, para disfarçar áreas com cicatrizes ou vermelhidão – considera usar um pincel para aplicar a base de modo uniforme por todo o rosto e esbate com cuidado na zona das têmporas e na linha do maxilar.

A pele com tendência acneica tende a sofrer de um excesso de produção sebácea, o que a pode deixar visivelmente brilhante ou oleosa. Aplicar a base com uma esponja ajuda o produto a penetrar na pele, para um acabamento mate e uniforme. Se preferes usar os dedos para esbater as zonas de mais difícil acesso, certifica-te de que tens as mãos limpas para evitar espalhar bactérias ou irritar imperfeições existentes.

Fontes:
[1] https://www.aad.org/media/stats-numbers
https://www.nuskin.com/en_US/corporate/company/science/personal_care_science/acne.html
[2] Hayashi N, Imori M, Yanagisawa M, Seto Y, Nagata O, Kawashima M., ‘Make-up improves the quality of life of acne patients without aggravating acne eruptions during treatments’, in Eur J Dermatol. 2005 Jul-Aug; 15(4), pp. 284-7.

Análise da Pele

COM O SKINCONSULT AI

IDENTIFICA AS NECESSIDADES DA TUA PELE

COMEÇA O TEU DIAGNÓSTICO