O que é a caspa?
O microbioma do couro cabeludo e a caspa
Para compreendermos porque é que ganhamos caspa, primeiro temos de reconhecer que o couro cabeludo contém todo um mundo próprio. Cada centímetro quadrado aloja entre 10 000 e 100 milhões de microrganismos, sobretudo bactérias e fungos(3). Este ecossistema é chamado de microbioma do couro cabeludo. A investigação permitiu que os especialistas identificassem os microrganismos específicos que desempenham um papel importante na caspa: uma estirpe de levedura chamada Malassezia. Descobriu-se que esta levedura domina o microbioma em couros cabeludos de pessoas com caspa(4).
Reconhecer os dois tipos de caspa
Existem dois tipos de caspa. A caspa seca e a caspa oleosa, conhecida como caspa aderente, já que tende a ficar colada no couro cabeludo. A caspa seca caracteriza-se por uma textura escamosa, com partículas finas, esbranquiçadas ou acinzentadas, que tendem a soltar-se sozinhas. A caspa oleosa ou aderente, por outro lado, tem flocos mais espessos e oleosos, que ficam colados ao couro cabeludo e que se vão acumulando. Ocorre quando há uma produção excessiva de sebo no couro cabeludo. A caspa aderente costuma reaparecer, já que o sebo promove o desenvolvimento da levedura Malassezia, criando um círculo vicioso. Ambos os tipos de caspa podem irritar, embora isso nem sempre aconteça.
Queres conhecer os motivos da caspa?
A caspa ocorre por vários motivos. Primeiro, é importante confirmar se não é psoríase, uma condição inflamatória da pele, que pode causar descamação intensa, acompanhada de irritações avermelhadas. Os fatores para a caspa são vários: stress, alterações hormonais, desequilíbrio no pH da pele e até secura do couro cabeludo, por causa do aquecimento no inverno. Todos provocam o excesso de produção sebácea, que contribui para a caspa e para um ambiente favorável à colonização da levedura Malassezia no couro cabeludo. De facto, o inverno é conhecido como a “estação da caspa” em regiões de clima temperado(5), ao passo que a estação seca agrava a caspa na Tailândia, por exemplo(6).