A alopécia androgenética feminina, também conhecida como calvície feminina, é um tipo de queda de cabelo que afeta as mulheres. Embora a alopécia na mulher seja uma condição comum, é muitas vezes causadora de stress e outros problemas psicológicos.
Tipos de alopécia feminina
A Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia distingue 6 tipos de alopécia feminina:
● Alopecia Androgenética — na alopecia androgenética feminina a queda de cabelo é gradual e lenta. Em mulheres com tendência genética, há um aumento da queda dos folículos secundários capilares e um afinamento dos folículos primários.
● Eflúvio Telogénico — cuja origem são as alterações no ciclo de crescimento do cabelo, com causas como emagrecimento rápido, stress, medicamentos, alterações hormonais, doenças ou deficiências nutricionais.
● Eflúvio Anagénico — provocada por medicação, intoxicações ou quimioterapia, afetando o crescimento capilar.
● Alopécia Areata — a alopécia areata feminina é causada por doenças autoimunes e causa a perda de cabelo em zonas localizadas — as chamadas “peladas”.
● Tinha do Couro Cabeludo — provocada por infeções fúngicas, causa não só a queda do cabelo, como também a descamação ou pontos negros no couro cabeludo.
● Alopécia Cicatricial — que acontece quando há destruição dos folículos capilares por tração, traumas, tumores ou doenças inflamatórias.