Alopecia areata: Sintomas, causas e melhor tratamento

Estima-se que cerca de 50% das pessoas sofram de alopecia, mas a alopecia areata é um diferente tipo. Veja o que é, sintomas e que tratamentos existem!

Existe uma variedade de fenómenos associados à queda de cabelo, podendo ser questões hormonais, do sistema imunitário ou efeitos associados ao stress, levando à existência de diversos tipos de alopecia. Nos pacientes com esta condição, existe uma queda lenta e progressiva, especialmente na densidade do cabelo nas áreas afetadas do couro cabeludo, sendo diferente a queda de cabelo em homens e mulheres.

O tipo mais comum de alopecia, denomina-se de alopecia androgénica, e está associada a causas hormonais. Este tipo de alopecia afeta mais de metade dos homens assim como uma percentagem das mulheres apresenta uma maior queda de cabelo durante o período da menopausa. Já a alopecia mais grave, também conhecida por alopecia areata, pode afetar qualquer pessoa, sendo que a maioria dos casos se começam a desenvolver antes dos 30 anos de idade. Neste caso, existem sinais de inflamação localizada no couro cabeludo e a queda de cabelo ocorre em fragmentos com alguns centímetros de diâmetro, podendo estender-se para o resto do couro cabeludo.

Para muitas pessoas, a alopecia areata é uma doença traumática, com efeitos negativos na autoestima, e apesar de se poder achar que a alopecia areata tem cura, essa afirmação não é a mais correta. Sendo uma patologia que afeta milhões de pessoas no mundo inteiro, tratamentos eficazes, dermatologicamente testados e adequados para cada tipo de alopecia, são cada vez mais uma necessidade. Há pessoas que recomendam tratamentos para a alopecia areata caseiros, contudo não há investigação que suporte a sua eficácia. No entanto, existem diversos tipos de tratamento clinicamente testados que permitem abrandar a queda do cabelo e/ ou que podem ajudar o cabelo a crescer mais rapidamente. Uma vez que os folículos pilosos não são destruídos, o cabelo pode voltar a crescer, bastando para isso que a inflamação localizada seja combatida e que diminua. Isto significa que o tratamento adequado para si pode fazer toda a diferença.

Alopecia Areata: como se trata?

Em primeiro lugar, é importante compreender a causa na origem do aparecimento da alopecia ou queda de cabelo e os principais sintomas da alopecia areata. O seu dermatologista é a pessoa mais indicada para fazer o diagnóstico. Quando a causa é descoberta, a redução da queda de cabelo poderá envolver cuidados antiqueda complementados por outros produtos como champôs suaves e adequados.

 

Para abrandar com eficácia a queda de cabelo, a gama Dercos da Vichy sugere cuidados antiqueda fáceis de usar, com um protocolo simples de 3 passos que passa pelo uso do shampoo estimulante Energy, um condicionador ou bálsamo fortificante e um tratamento Aminexil Clinical 5. Permita-se descobrir os produtos de cuidado antiqueda de cabelo Vichy, que podem ajudar a combater este problema.

 

Tratamento antiqueda para Ele e para Ela

 

O tratamento antiqueda multi-objetivos Dercos Technique Aminexil Clinical 5 existe para tratar separadamente a queda de cabelo feminina e a queda de cabelo masculina, permitindo ir de encontro às necessidades dermatológicas de cada indivíduo.  As suas características fazem deste um tratamento capilar específico para tratar a queda de cabelo recorrente ou definitiva. É um tratamento clínica e dermatologicamente testado em couro cabeludo sensível e com uma fórmula hipoalergénica.

 

A Aminexil é conhecida como a molécula antiqueda de referência. Nesta fórmula, é combinada exclusivamente com 5 princípios ativos tendo uma ação integral da raiz até às pontas, reduzindo, comprovadamente, a queda do cabelo em 29%, fortalecendo as fibras, conferindo-lhes força e resistência.  A sua fórmula tem um efeito calmante no couro cabeludo, reduzindo também os micro-desequilíbrios.

A sua aplicação passa por aplicar o conteúdo da ampola com o aplicador, secção a secção e com movimentos em ziguezague sobre todo o couro cabeludo. De seguida, colocar ambas as mãos na cabeça, fazendo pressão sobre o couro cabeludo durante a massagem, sem enxaguar. Existem duas posologias para o tratamento, a intensiva de 3 meses que se resume a 1 dose diária e a de manutenção, com 3 doses semanais.

 

Complementos ao tratamento antiqueda

 

Para além do tratamento antiqueda Dercos Technique Aminexil Clinical 5 existem dois complementos que, combinados com o primeiro, criam o protocolo Dercos Antiqueda. São estes o Shampoo estimulante ENERGY e o Condicionador fortificante energizante.

 

O Shampoo Estimulante Energy, ajuda a combater a queda do cabelo, reparando a resistência natural do cabelo e reforçando a fibra em 47%, conferindo 24 horas de volume e 19% mais de massa capilar, resultando num couro cabeludo mais saudável. Basta aplicar o champô sobre o couro cabeludo com o cabelo húmido, massajar suavemente durante um minuto para ativar a microcirculação e, de seguida, enxaguar.

 

O Bálsamo Estimulante, fortifica e nutre intensamente o cabelo e couro cabeludo, reduzindo a queda de cabelo por quebra e ajudando a desembaraçar, sem pesar. O cabelo fica mais forte e mais resistente. É um produto adequado a todos os tipos de cabelo.

 

Este protocolo de tratamento provém de uma marca recomendada por mais de 50000 dermatologistas, conferindo robustez à eficácia desta combinação de produtos no combate à queda de cabelo.

Análise da Pele

COM O SKINCONSULT AI

IDENTIFICA AS NECESSIDADES DA TUA PELE

COMEÇA O TEU DIAGNÓSTICO