Será que os alimentos podem causar acne?

Muitas vezes, há alguns mal-entendidos sobre a relação entre a acne e a alimentação. Exploramos se existem tipos de alimentos que podem aumentar a prevalência da acne e como é que isto acontece.

Alimentos que podem causar acne

Embora as tuas escolhas alimentares não determinem se a tua pele vai ou não sofrer de acne, a verdade é que podem exacerbar as borbulhas, surtos de acne, a pele oleosa ou uma condição de acne pré-existente[1]. Como a acne afeta as glândulas sebáceas da pele, faz sentido reduzir a ingestão de alimentos que estimulem excessivamente estas glândulas, com o objetivo de reduzir os sinais da acne. Pode valer a pena mudar de hábitos alimentares para descobrir se há outros alimentos que afetem a gravidade da tua acne.

Está provado que alguns alimentos aumentam a prevalência e a gravidade da acne. Quando consumidos, provocam um pico de glicose no sangue que pode causar inflamação, além de aumentar os níveis de insulina. Isto incentiva a produção de sebo, o que pode provocar um surto de acne.

Os alimentos com um elevado índice glicémico que se decompõem rapidamente no corpo, como pão branco, cereais de pequeno-almoço processados, arroz branco, batatas fritas, bolachas e bolos, podem aumentar a gravidade de um surto de acne[2].

Foi verificado que o leite produz um efeito no corpo semelhante aos alimentos com um elevado índice glicémico, pois é geralmente obtido de vacas gestantes e contém hormonas que podem desencadear a produção de sebo[3]. As hormonas de crescimento presentes no leite podem incentivar a proliferação de células da pele, o que pode causar a obstrução dos poros[4]. Experimenta reduzir o teu consumo de leite e considera fazer suplementação de cálcio ou incluir alimentos mais ricos em cálcio, como sumo de laranja, bebida de soja, tofu, amêndoas, espinafres e brócolos, na tua dieta[5].

Há alguns alimentos considerados "saudáveis" que também podem contribuir para surtos de acne. Produtos com baixo teor de gordura ou sem gordura, como iogurte ou queijo magro, podem conter açúcar adicionado para complementar o sabor e assim provocar inflamação[6].
Além disso, os sumos e smoothies são ricos em açúcar e têm pouca fibra, o que faz aumentar a produção de sebo. Comer a fruta inteira é a melhor opção.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o álcool, o chocolate e os alimentos gordurosos não causam diretamente a acne e não há evidências de que aumentem o seu aparecimento[7].
No entanto, o consumo regular de álcool pode afetar o sistema imunitário, limitando a capacidade do corpo para combater bactérias e infeções que podem provocar acne.

Alimentos que podem ajudar a atenuar os sinais da acne

Uma dieta baseada em alimentos de baixo índice glicémico (a maioria das frutas e vegetais e dos cereais integrais) pode ajudar a reduzir a oleosidade da pele, graças ao seu teor em betacarotenos e às suas propriedades anti-inflamatórias. Vegetais de folha verde-escura, como o espinafre, podem ajudar a remover as impurezas do corpo, que – se não forem eliminadas – podem promover o aparecimento da acne. Para os ácidos gordos da série ómega-3, que reduzem a inflamação, experimenta ingerir salmão, sardinhas, nozes e sementes de linhaça[8]. O chá verde e os frutos vermelhos estão repletos de antioxidantes que têm propriedades anti-inflamatórias. Os probióticos presentes em iogurtes, couves fermentadas (sauerkraut), chocolate preto, pickles, kimchi e kombucha reduzem a inflamação no intestino, podendo contribuir para uma pele mais limpa.

Fontes:
[1] Kucharska, A. et al, 'Significance of diet in treated and untreated acne vulgaris' in Postepy Dermatology Allergology 33.2 (2016) pp. 81-86
[2] Katta, R. et al, 'Diet and Dermatology: The Role of Dietary Intervention in Skin Disease' in The Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology7.7 (2014) pp. 46-51
[3] Katta, R. et al, 'Diet and Dermatology: The Role of Dietary Intervention in Skin Disease' in The Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology7.7 (2014) pp. 46-51
[4] Pappas, A. 'The relationship of diet and acne' in Dermato Endocrinology 1.5 (2009) pp. 262-267
[5] Ross, A.C. ‘ Dietary Reference Intakes for Calcium and Vitamin D in Institute of Medicine (US) Committee to Review Dietary Reference Intakes for Vitamin D and Calcium’ (2011)
[6] Katta, R. et al, 'Diet and acne: an exploratory survey study of patient beliefs' in Dermatology Practical & Conceptual 6.2 (2016) pp. 21-27
[7] Kucharska, A. et al, 'Significance of diet in treated and untreated acne vulgaris' in Postepy Dermatology Allergology 33.2 (2016) pp. 81-86
[8] Pappas, A, 'The relationship of diet and acne' in Dermato Endocrinology 1.5 (2009) pp. 262-267

Análise da Pele

COM O SKINCONSULT AI

IDENTIFICA AS NECESSIDADES DA TUA PELE

COMEÇA O TEU DIAGNÓSTICO