Alimentos que podem causar acne
Está provado que alguns alimentos aumentam a prevalência e a gravidade da acne. Quando consumidos, provocam um pico de glicose no sangue que pode causar inflamação, além de aumentar os níveis de insulina. Isto incentiva a produção de sebo, o que pode provocar um surto de acne.
Os alimentos com um elevado índice glicémico que se decompõem rapidamente no corpo, como pão branco, cereais de pequeno-almoço processados, arroz branco, batatas fritas, bolachas e bolos, podem aumentar a gravidade de um surto de acne[2].
Foi verificado que o leite produz um efeito no corpo semelhante aos alimentos com um elevado índice glicémico, pois é geralmente obtido de vacas gestantes e contém hormonas que podem desencadear a produção de sebo[3]. As hormonas de crescimento presentes no leite podem incentivar a proliferação de células da pele, o que pode causar a obstrução dos poros[4]. Experimenta reduzir o teu consumo de leite e considera fazer suplementação de cálcio ou incluir alimentos mais ricos em cálcio, como sumo de laranja, bebida de soja, tofu, amêndoas, espinafres e brócolos, na tua dieta[5].
Há alguns alimentos considerados "saudáveis" que também podem contribuir para surtos de acne. Produtos com baixo teor de gordura ou sem gordura, como iogurte ou queijo magro, podem conter açúcar adicionado para complementar o sabor e assim provocar inflamação[6].
Além disso, os sumos e smoothies são ricos em açúcar e têm pouca fibra, o que faz aumentar a produção de sebo. Comer a fruta inteira é a melhor opção.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o álcool, o chocolate e os alimentos gordurosos não causam diretamente a acne e não há evidências de que aumentem o seu aparecimento[7].
No entanto, o consumo regular de álcool pode afetar o sistema imunitário, limitando a capacidade do corpo para combater bactérias e infeções que podem provocar acne.