Fotopoluição e envelhecimento da pele: a importância da proteção UV

Provavelmente, já sabes o impacto que os danos dos raios UV podem ter na pele – mas conheces os efeitos da fotopoluição? Continua a ler para descobrires.

O que é a fotopoluição e de que modo afeta a pele?

Definida como uma combinação de raios UV e poluição atmosférica, a fotopoluição é uma descoberta recente no mundo da investigação dermatológica. Os seus efeitos ainda não são bem conhecidos, mas os estudos iniciais sugerem que estes dois fatores causam mais danos à pele quando atuam em conjunto.

Não existe nenhum estudo clínico que descreva sintomas específicos associados apenas à fotopoluição.
No entanto, os investigadores descobriram associações intrigantes entre a presença de raios UV e níveis elevados de poluição num ambiente urbano. Pesquisas realizadas em pele reconstruída demonstraram que a poluição acentua e piora os danos causados pela exposição excessiva aos raios UV.[1]

Estudos realizados em células da pele mostraram que as células expostas a partículas de poluição antes de serem expostas a uma dose típica de raios UV[2] sofreram maior stress oxidativo, bem como danos mitocondriais.
Além disso, alguns problemas relacionados com os raios UV, como distúrbios de pigmentação e rugas, parecem ser mais graves e/ou mais prevalentes em ambientes urbanos com poluição, embora tal ainda não tenha sido definitivamente comprovado. Assim, é essencial que todas as pessoas que vivem na cidade protejam a pele contra estes dois elementos externos.

Ingredientes para combater a fotopoluição

Pela primeira vez, a investigação descobriu uma associação comprovada entre a proteção contra os UVA e a redução dos danos causados pela fotopoluição (dados in vitro). Assim, é evidente que o protetor solar deve ser a primeira linha de defesa contra a fotopoluição. No entanto, existem alguns ingredientes essenciais a que deves prestar atenção para complementar a tua proteção solar no dia a dia.

Os estudos também indicam uma correlação positiva entre a presença de fotopoluição e maiores níveis de marcadores de stress oxidativo na pele.
Como tal, escolher um protetor solar com ingredientes ricos em antioxidades vai proteger a pele contra os danos associados à fotopoluição, além de ajudar a reduzir o envelhecimento prematuro relacionado com o stress oxidativo.

A baicalina, uma raiz antioxidante amplamente usada na medicina tradicional chinesa, ajuda a melhorar o aspeto de manchas escuras – um dos sinais mais visíveis de envelhecimento e dos danos causados pelo sol. Já a Vitamina E protege contra o stress oxidativo.[3]

Por fim, a Água Vulcânica de Vichy fortalece a pele contra as agressões.

FONTES:
[1] Soeur, J. et al, ‘Photo-pollution stress in skin: Traces of pollutants (PAH and particulate matter) impair redox homeostasis in keratinocytes exposed to UVA1’ in Journal of dermatological science 86.2 (2017) pp. 162-169
[2] Equivalente a uma dose diária média de poluição em Paris, França, em abril (ano a adicionar)
[3] Nachbar, F. et al, ‘The role of vitamin E in normal and damaged skin’ in Journal of molecular medicine 73.1 (1995) pp. 7-17

Análise da Pele

COM O SKINCONSULT AI

IDENTIFICA AS NECESSIDADES DA TUA PELE

COMEÇA O TEU DIAGNÓSTICO