As rugas inevitáveis: uma linha ou ruga na pele, devido à idade(1)
Todas as pessoas conseguem identificar a sua primeira ruga. Para muitos, é o sulco na testa, as linhas glabelares. Para outros, são as linhas de expressão à volta dos olhos sorridentes ou lábios expressivos. Para algumas pessoas, são os sulcos nasolabiais, que juntam o nariz e os lábios numa ligação gradualmente mais profunda.
À medida que avançamos na vida, todos desenvolvemos rugas de forma diferente. Dependendo da genética, das escolhas de vida (mesmo tomadas há muitos anos) e da forma como os nossos rostos se exprimem naturalmente todos os dias e como cuidamos da nossa pele.
A boa notícia é que a dermatologia sabe mais do que nunca como atrasar a chegada das nossas rugas, com cuidados que preenchem instantaneamente e incentivam a pele a produzir progressivamente mais Colagénio, Elastina e Ácido Hialurónico, os elementos que se vão perdendo naturalmente com o passar do tempo.
20% do envelhecimento da pele deve-se simplesmente ao passar dos anos. O envelhecimento da pele e o aparecimento das primeiras rugas estão diretamente relacionados com alterações à estrutura dérmica – a segunda camada da pele – nomeadamente, o colapso gradual da rede fibrilar da pele – o seu colagénio, elastina e GAGs (açúcares), incluindo o Ácido Hialurónico. Estas rugas estão programadas geneticamente. Mesmo se vivêssemos no subsolo e nunca víssemos a luz do dia nem nunca fizéssemos qualquer expressão facial, a estrutura dérmica da nossa pele continuaria a ficar debilitada, mas a um ritmo muito mais lento. Este envelhecimento intrínseco é simplesmente uma questão da passagem do tempo.
As rugas aceleradas: uma linha ou ruga na pele, devido ao "inflammaging"
80% do envelhecimento da pele deve-se a um impacto combinado de elementos externos e internos, relacionados com o nosso estilo de vida. É o chamado "inflammaging". A inflamação crónica causada por estímulos externos e internos de inimigos da nossa pele – raios UV, luz, poluição, stress, fadiga – desencadeia várias reações todos os dias. Este tipo de inflamação crónica de baixo grau distribuída na pele degrada o colagénio e a elastina, causando sinais de envelhecimento a longo prazo. As rugas formadas por este processo silencioso de envelhecimento provocado pela inflamação apenas podem ser reparadas com o tempo necessário para a reparação da pele.
Rugas no contorno dos olhos: linhas ou rugas à volta dos olhos, devido às expressões
As linhas de expressão aparecem primeiro nesta zona em muitas pessoas porque a pele à volta dos olhos é muito fina e os olhos são das partes mais expressivas do rosto. Isto faz com que os cantos exteriores dos olhos sejam particularmente vulneráveis às linhas finas, razão pela qual há tantos cuidados antienvelhecimento específicos para o contorno dos olhos.