O aparecimento de pontos negros deve-se à obstrução dos poros da pele, sobretudo por um excesso de sebo (gordura produzida pelas glândulas sebáceas). Os pontos negros formam-se no folículo sebáceo, onde se produz a gordura natural da pele, havendo uma acumulação de sebo, células mortas e, por vezes, sujidade. Os pontos negros e borbulhas não se manifestam apenas no rosto, apesar de ocorrerem principalmente na zona T: testa, nariz e queixo. Esta zona, por ter uma tendência natural de maior produção de óleo, mesmo para quem não tem pele oleosa, é mais propícia ao aparecimento destas microlesões.
Os pontos negros na cara são sintomas típicos da acne, que devido ao aumento hormonal normal da puberdade, atinge cerca de 80% dos adolescentes. Contudo, existem pontos negros e pontos brancos, dois tipos distintos.
Os pontos negros na pele são formados em poros mais largos e abertos, a sua cor deve-se à oxidação do sebo em contacto com ar. Por outro lado, os pontos brancos surgem em poros pequenos e fechados. Ambos podem dar lugar a infeção por bactérias, principalmente se espremer com as mãos, e originar pápulas (borbulhas) e pústulas (com pus).