Tudo o que precisa de saber sobre a acne hormonal

A acne hormonal é um tipo de acne que resulta de alterações hormonais. Neste artigo, partilhamos as melhores dicas e conselhos para a tratar. Não perca!

A acne é uma condição inflamatória comum da pele que geralmente começa na puberdade, mas pode ocorrer também na fase adulta.

Por norma, desenvolve-se quando o óleo e as células mortas da pele obstruem os poros, resultando no desenvolvimento de lesões comumente conhecidas como espinhas ou borbulhas. A acne desenvolve-se com mais frequência no rosto, mas também pode manifestar-se nas costas, no peito e nos ombros.

A Acne hormonal

A acne hormonal é geralmente conhecida simplesmente como acne. A acne hormonal é assim denominada devido à forma como o problema de pele se desenvolve em resposta a alterações hormonais e, especialmente, ao aumento da testosterona.

Alterações hormonais na puberdade são uma causa bastante conhecida para o aparecimento de acne na fase da adolescência, no entanto, outro tipo de mudanças hormonais, como a gravidez, aumentam a probabilidade de desenvolver acne. Já o stress e a ansiedade provocam um aumento na produção da hormona cortisol, que por sua vez é precursora de um aumento da produção de sebo, tornando a pele oleosa e propícia ao aparecimento da acne. Outros fatores podem alterar os níveis hormonais, incluindo a menstruação, a toma de contraceptivos hormonais ou medicação, e a menopausa. Em alguns casos, a acne pode resultar de uma condição médica subjacente, portanto, o tratamento da condição pode causar o desaparecimento da acne. Por exemplo, pessoas com a síndrome do ovário policístico geralmente desenvolvem acne devido às variações irregulares nos seus níveis hormonais.

Sintomas da acne hormonal

Apesar do que distingue a acne hormonal serem as causas do seu desenvolvimento, os seus sintomas são idênticos à acne provocada por outros fatores que não as alterações hormonais.

Um surto de acne é caracterizado pelo aparecimento de borbulhas, cistos ou nódulos em zonas específicas do corpo: costas, peito, pescoço, ombros e rosto. Mas a zona do rosto é a mais comum. Nem toda a acne é inflamatória e as borbulhas nem sempre apresentam morfologia inflamada. Já os nódulos e os cistos, que aparecem nos tipos de acne hormonal mais graves, são lesões inflamadas. Quando aparecem nódulos e cistos, é recomendado consultar um dermatologista, para que o tratamento mais adequado possa ser administrado.

Como tratar os sintomas da acne?

De facto, é possível tratar as lesões da acne hormonal, dependendo do tipo de lesão e da necessidade de atenção médica ou não. Mas é preciso ter em mente que é um processo que requer paciência, disciplina e os produtos adequados ao seu tipo de pele e às suas necessidades.

Gel de limpeza para a pele com tendência acneica

 

Comece por limpar diariamente a pele com o gel de limpeza purificante - Phytosolution. Esta solução apropriada, com propriedades não comedogénicas (que não provocam o aparecimento de acne) é indicada para a pele oleosa com tendência acneica. 

Sérum anti-imperfeições para combater a acne hormonal na pele

Após limpar o rosto, coloque 5 gotas do Sérum Probio-Bha Anti-Imperfeições, diretamente do aplicador e aplica no teu rosto uma vez por dia. Esta mais recente inovação concentrada corrige as imperfeições em pele mista, oleosa ou com tendência acneica com uma combinação única de ácidos dermatológicos e frações de probióticos que aceleram a regeneração da pele. Enquanto reduz borbulhas, pontos negros e imperfeições, também reduz a produção excessiva de sebo, uniformiza o tom de pele e mantém a hidratação durante 24 horas. Com 5% de ácido salicílico + ácido glicólico (BHA + AHA) e frações de probióticos, estes ativos dermatológicos foram escolhidos especificamente de forma a obter uma eficácia precisa em imperfeições e na qualidade da pele.

Aplique o hidratante adequado e não se esqueça do protetor solar para a proteção dos efeitos nocivos do raios UV.

Seja gentil com a sua pele. Uma vez que o tratamento dos sintomas da acne hormonal não impede o seu reaparecimento, e já que o tratamento não vai influenciar as causas (alterações hormonais), garante uma rotina de cuidados adequada ao seu tipo de pele e às suas necessidades, segue as dicas que leu neste artigo, e trata e previne lesões agravadas.

Análise da Pele

COM O SKINCONSULT AI

IDENTIFICA AS NECESSIDADES DA TUA PELE

COMEÇA O TEU DIAGNÓSTICO