Existem muitos fatores que podem estar na origem do aparecimento de poros abertos ou poros dilatados. Desde o excesso de produção de sebo à sujidade acumulada na pele, ambos contribuem para que os poros tenham uma aparência dilatada, uma vez que estas condições provocam o congestionamento dos mesmos, fazendo com que a pele à volta dilate.
Existe uma maior probabilidade de ter poros com um aspeto dilatado quando se tem uma pele oleosa por natureza, e mesmo não tendo, é muito comum o aparecimento na zona da testa, queixo e nariz, conhecida como zona T. Isto acontece devido à excessiva produção de sebo por parte das glândulas sebáceas, que por sua vez precisam de poros maiores para libertar tudo.
Contudo, não é só a pele oleosa que está na origem de poros abertos no rosto, uma vez que o envelhecimento também pode ter um impacto no tamanho dos poros. Isto deve-se à decomposição gradual de colagénio, criando uma falta de elasticidade e rigidez, consequentemente fazendo com que os poros se dilatem. Se algum destes cenários lhe parece familiar, não desespere. Uma rotina de limpeza e cuidado para a pele completa, tem um impacto significativo na aparência da pele com poros dilatados, assim como prevenir o aparecimento de borbulhas e/ou pontos negros.