As alterações que ocorrem no teu corpo durante a menopausa
Saber com que frequência deves ir ao ginecologista já é difícil quando tens 20 ou 30 anos. Com o passar dos anos, cada mulher vive o processo de envelhecimento e a menopausa de forma diferente.
Em qualquer caso, devido às várias alterações que ocorrem durante a menopausa, as consultas de ginecologia são obrigatórias e a frequência das mesmas dependem do que se passa em cada corpo.
Para perceberes melhor porque é recomendado ir regularmente ao ginecologista, aqui ficam algumas explicações sobre aquilo que acontece ao corpo da mulher.
A menopausa ocorre quando os ovários deixam de funcionar, fazendo com que deixe de haver período menstrual. Este processo concreto pode ser acompanhado por alterações fisiológicas específicas, durante as quais pode ou não haver período e pode demorar até 6 meses – ou mais – até estabilizar e parar definitivamente. Devido à instabilidade na perda do período menstrual, as mulheres têm de ter cuidado durante as relações sexuais, porque continuam a poder engravidar mesmo com um período irregular.
As perturbações no ciclo podem ser acompanhadas por afrontamentos, aumento de peso ou secura vaginal.