Ter a pele seca durante a menopausa é muito frequente
A secura é uma das principais alterações que ocorre no envelhecimento da pele facial em mulheres pós-menopáusicas. De todos os problemas dermatológicos enfrentados pelas mulheres maduras, a pele seca é um dos mais comuns.
É causada pela diminuição dos níveis de estrogénio e progesterona. Por volta dos 50 anos, o nível de pH da pele muda, tal como a sua capacidade para reter água, o metabolismo abranda e a pele fica mais seca, baça, com menos firmeza e suavidade. Em suma: fica muito menos agradável...
Há vários sintomas de pele seca na menopausa
Os sintomas incluem:
1. Sensação de pele a repuxar depois de tomar duche ou nadar
2. Descamação
3. Gretas nas mãos e nos pés
4. Comichão
5. Podes notar tons acinzentados na pele se tiveres um tom de pele mais escuro
O que acontece é que a renovação dos queratinócitos (as células que compõem 90% da camada superficial da pele) abranda, o que provoca a acumulação de células envelhecidas na superfície epidérmica. A barreira lipídica fica menos organizada, levando a uma perda de resistência da pele.
Por fim (prometemos que é mesmo o último), o ácido hialurónico torna-se altamente sensível à degradação através de uma enzima especial chamada hialuronidase, o que causa uma deterioração progressiva da hidratação e da firmeza.
ELEMENTOS IMPORTANTES A RETER
A secura da pele é causada por uma falta de hidratação provocada por uma diminuição do nível de estrogénio. Quando o seu equilíbrio é perturbado, a pele não consegue funcionar adequadamente e, neste caso em particular, tem dificuldade em reter água no interior.