Durante a menopausa, as tuas hormonas passam por muitas mudanças
O estrogénio e a progesterona fornecem à pele luminosidade, elasticidade e hidratação – são incríveis! À medida que a função ovariana diminui, o nível destas hormonas baixa – não tão incrível…
O desequilíbrio hormonal durante a menopausa provoca a degradação do colagénio e das fibras elásticas, o que tem impacto na elastose da pele. Também pode ocorrer uma falta de hidratação na pele e cicatrização mais demorada. E tudo isto por causa dos raios UV e do facto de nos esquecermos da proteção de vez em quando.
Um nível mais baixo de estrogénio também leva à redistribuição dos depósitos de gordura, mas não da forma que gostaríamos…
– Perda de gordura de apoio por baixo da pele do rosto, pescoço, mãos, peito e braços, o que provoca flacidez.
– Concentração de gordura na barriga e/ou nas coxas e nádegas.
E é só? Não, infelizmente não.
Também podes ver algumas manchas castanhas e de hiperpigmentação.
Os nutrientes e o oxigénio têm dificuldade em chegar à pele
Além do mais, as glândulas suprarrenais e os ovários das mulheres na pós-menopausa continuam a segregar andrógenos. Na ausência de estrogénio, estas hormonas causam alguns sintomas, como voz mais grave, aparecimento de pelos faciais, pele oleosa e acne. Mas calma: não te vais transformar num homem. O que acontece é que as hormonas são complexas e determinam muitos aspetos nas mulheres – e nos homens também – por isso, podem confundir-se e dar-te alguns elementos masculinos, mas só alguns!
ELEMENTOS IMPORTANTES A RETER
As principais alterações que afetam a tua pele são a falta de estrogénio e a dificuldade que os nutrientes e o oxigénio têm para chegar até à pele. Como a pele é um órgão, precisa de várias coisas para continuar a funcionar corretamente.
Por isso, praticamente todas as alterações hormonais vão influenciar a tua pele – na verdade, influenciam mesmo todas.