O exercício físico é o teu melhor amigo.
As alterações negativas que ocorrem durante a menopausa podem ser observadas no tecido muscular. São facilmente observáveis um processo de perda de massa muscular (sarcopenia) e alterações nas propriedades contráteis. O exercício físico tem sido usado como uma intervenção não farmacológica para prevenir e reverter os efeitos fisiológicos já mencionados. É sabido que o exercício físico pode melhorar parâmetros físicos e funcionais como a composição corporal, mas também a força, a capacidade cardiorrespiratória e a densidade mineral óssea(1).
A atividade física pode ser importante para prever a função física no futuro, mais ainda do que o peso corporal. Embora não haja consenso quanto ao tipo, à frequência e à duração do exercício necessário para reduzir o risco de quedas e melhorar a densidade óssea, o treino de resistência parece ser a melhor opção. Pode abrandar a perda de densidade mineral óssea e preservar a massa muscular. Além disso, o uso de pesos durante o treino pode melhorar a função física(2).
O exercício durante a menopausa previne alterações nas articulações, a osteoporose e a perda de massa muscular. Reforça a circulação sanguínea nos tecidos, protege contra a rigidez no peito e previne varizes e hérnias. Tem um efeito benéfico no sistema circulatório. Aumentar a circulação sanguínea nos vasos periféricos causa um aumento na superfície de contacto do sangue com os tecidos. Assim, a atividade física ajuda a curar e a rejuvenescer(3). Oferece inúmeros benefícios. Então, como podes manter a forma durante a menopausa?
Algumas ideias para te ajudar a manter ativa:
● Corrida
● Caminhada
● Natação
● Bicicleta
● Ioga
● Pilates
● Qi Gong(1)