Acne e stress: dicas para manter a calma e o controlo

Os estudos sugerem que há uma ligação significativa entre o stress e a acne. Descobre de que forma o teu estilo de vida pode estar a afetar a saúde da tua pele.

Como é que o stress afeta a acne?

Sabemos que os elementos externos presentes no nosso ambiente têm o potencial de influenciar o futuro da nossa pele.

  • Estes fatores ambientais, como a poluição atmosférica e o fumo do tabaco, podem parecer responsáveis óbvios pelo agravamento da acne, mas é importante não subestimar a influência que o stress pode ter na saúde da pele.
  • Como é o maior órgão do corpo, a pele desempenha um papel fundamental para nos manter a salvo de bactérias e elementos externos nocivos – sendo por isso um bom indicador da nossa saúde em geral.
  • Infelizmente, o stress tem a capacidade de influenciar significativamente o comportamento da pele. De facto, alguns estudos identificaram uma relação entre níveis de stress elevados e um agravamento dos sintomas da acne.[1]

Dicas para enfrentar o stress e cuidar da acne

  • Para lidar com o stress, a terapeuta de relaxamento Nathalie Saulnier afirma que é importante conhecer a diferença entre ‘stress externo’, como a ansiedade relacionada com o trabalho ou pressões associadas à vida familiar e doméstica, e stress ‘interno’, que muitas vezes resulta de uma baixa autoestima ou da perceção de não conseguir atingir objetivos.
  • Se sentes que tens ansiedade no trabalho ou em casa, descobre as dicas da especialista Nathalie para reduzir sentimentos de stress. A acne pode ter um efeito significativo na nossa autoestima, particularmente durante surtos recorrentes ou persistentes. Isto cria um círculo vicioso: quanto mais visíveis são os sintomas da acne, mais provável será um abalo à nossa autoconfiança, gerando cada vez mais stress interno, à medida que a acne continua a aparecer. Por outras palavras, é importante que tomes medidas para lidar com o stress relacionado com a pele assim que aparece, como um passo complementar dos teus cuidados contra a acne.

Fontes:

[1] G. Yosipovitch, M. Tang, A.G. Dawn, M. Chen, C.L. Goh, Y. Huak, L. Seng, ‘Study of psychological stress, sebum production and acne vulgaris in adolescents’ in Acta Derm Venereol (2007) 87 (2), pp. 135-9.

Análise da Pele

COM O SKINCONSULT AI

IDENTIFICA AS NECESSIDADES DA TUA PELE

COMEÇA O TEU DIAGNÓSTICO