O que é a acne hormonal e como é que uma rotina de cuidados da pele ajuda?

Achavas que os teus problemas de pele tinham ficado na adolescência? Infelizmente não. Para muitas mulheres, o ciclo menstrual está associado a surtos de acne. Descobre tudo o que precisas de saber para te livrares da acne rapidamente.

O que é a acne hormonal e porque é que afeta as mulheres?

Muitas mulheres têm surtos de acne. De facto, a percentagem de mulheres com acne é significativamente superior à de homens, seja qual for a faixa etária(1). Isto acontece por causa das várias alterações hormonais que ocorrem ao longo da vida das mulheres. Há uma crença generalizada de que a acne apenas afeta pessoas com pele oleosa. No entanto, isto nem sempre é assim, já que muitas vezes as pessoas com tendência acneica têm pele seca(2).

O desenvolvimento inicial durante a puberdade coincide com um aumento na estimulação de recetores de androgénios, o que leva a uma maior produção sebácea. No entanto, como o ciclo menstrual e as flutuações hormonais estão associados, a acne feminina adulta é muitas vezes chamada de acne hormonal(1).

Porque é que a acne hormonal ocorre?

Há várias hormonas associadas à presença da acne. A acne hormonal está relacionada com um nível aumentado de testosterona na corrente sanguínea(3). Muitas pessoas que sofrem de acne têm uma maior produção sebácea, causada pela atividade no folículo sebáceo(4). Acredita-se que há uma predisposição genética para o desenvolvimento de acne feminina adulta(5). Além disso, muitas mulheres apresentam sintomas de acne pré-menstrual por causa de hormonas como o estrogénio (responsável pelo desenvolvimento e regulação do sistema reprodutor feminino) e a progesterona (que está envolvida no ciclo menstrual e na gravidez).

Como podes saber se tens acne hormonal?

A acne hormonal varia de pessoa para pessoa. É importante determinar a causa dos surtos da acne (sejam as hormonas, uma seleção incorreta de produtos de cuidados da pele, genética, stress ou medicação) para poder lidar com ela. A acne recorrente ocorre em cerca de 75-85% das mulheres adultas, enquanto a acne tardia é menos comum, aparecendo em 20-40% dos casos(2). Podemos dizer que há uma forte correlação entre quem sofreu de acne na adolescência e a acne hormonal, mas não é um pré-requisito.

Podes estar a sofrer de acne hormonal se:

As espinhas aparecem na zona do queixo e do maxilar
Se notaste uma concentração da acne na parte inferior do rosto, é provável que seja hormonal. O excesso de hormonas no corpo estimula as glândulas sebáceas, muitas das quais se encontram na zona do queixo. Outras áreas que podem indicar este tipo de acne incluem a parte lateral do rosto e/ou o pescoço(2).

Surge sob a forma de borbulhas dolorosas e não tanto como espinhas ou pontos negros
Além de serem mais profundas do que outros tipos de borbulhas, são geralmente mais dolorosas e sensíveis ao toque. Isto acontece porque acumulam oleosidade ao longo de vários dias ou semanas e podem causar uma acumulação de reações inflamatórias.

Os surtos ocorrem uma vez por mês
A acne hormonal costuma acontecer num padrão cíclico, seguindo o ciclo menstrual. Tende a aparecer no mesmo lugar, porque o poro específico já foi dilatado por uma borbulha anterior.

Os surtos ocorrem quando tens mais stress
O cortisol, conhecido como a hormona do stress, está mais elevado – um sinal de inflamação habitualmente presente na acne.

A acne hormonal é diferente da acne na adolescência? N/A

Sim, porque têm características diferentes. A acne hormonal é diferente da acne na adolescência porque apresenta lesões inflamatórias profundas, leves a moderadas, localizadas no terço inferior do rosto, no maxilar e no pescoço(5). 

Por sua vez, a acne na adolescência pode apresentar-se sob a forma de espinhas, pontos negros e borbulhas dolorosas no rosto, pescoço, ombros, peito, costas e parte superior dos braços.

Qual é a melhor rotina de cuidados da pele para a acne hormonal?

1. Encontra uma rotina de cuidados da pele que funcione contigo e mantém-te fiel à mesma.
2. Usa apenas produtos não comedogénicos, para reduzir o risco de poros obstruídos.
3. Idealmente, deves seguir uma rotina diária que inclua limpeza, uma esfoliação delicada e um produto de cuidado específico, para esfoliar as células mortas e prevenir a obstrução dos poros.
4. Lava o rosto de manhã e à noite para manter a pele livre de sujidade, oleosidade e outras bactérias…

Fontes:
1. Ebede, T.L. et al, 'Hormonal Treatment of Acne in Women' in The Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology 2.12 (2009) pp. 16-22
2. Zeichner, J.A. et al, 'Emerging Issues in Adult Female Acne' in The Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology 10.1 (2017) pp. 37-46
3. Elsaie, M.L. 'Hormonal treatment of acne vulgaris: an update' in Clinical, Cosmetic and Investigational Dermatology 9 (2016) pp.241-248
4. Ghosh, S. et al, 'Profiling and Hormonal Therapy for Acne in Women' in Indian Journal of Dermatology 59.2 (2014) pp. 107-115
5. Geller, L. et al, 'Perimenstrual Flare of Adult Acne' in The Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology 7.8 (2014) pp. 30-34

Análise da Pele

COM O SKINCONSULT AI

IDENTIFICA AS NECESSIDADES DA TUA PELE

COMEÇA O TEU DIAGNÓSTICO